sexta-feira, 29 de junho de 2012

Ativ. 3.5 “A importância do currículo no cotidiano escolar”



Ativ. 3.5 “A importância do currículo no cotidiano escolar”

Os conteúdos identificados no projeto desenvolvido com nossos alunos estão inseridos no currículo formal, pois o hábito de leitura tem importância fundamental no processo da construção da aprendizagem. Porém, o professor precisa estar preparado para lidar com questões que não estão explícitas no currículo formal e que acontecem na escola como por exemplo: o respeito pelos outros, a ética, o bullyng, brigas de alunos nas escolas, etc; que não estão no currículo, mas infelizmente são situações que acontecem no dia-a-dia e o professor precisa saber resolver estes problemas. Enfim, currículo não é só o que está escrito lá no papel. É muito mais que isso.
Sebastiana

Ativ. 3.1 “Contextualizando a mudança: da teoria à prática”


Ativ. 3.1 “Contextualizando a mudança: da teoria à prática”

A tecnologia, principalmente as mais modernas auxiliam diretamente na prática pdagógica, porque faz com que as aulas possam ficar mais atraentes, diferentes, e mais diversificadas por causa de instrumentos como a televisão, o DVD, o computador, etc.
Com o acesso a essas e outras tecnologias os alunos se interessam muito mais, participam mais e a aprendedizagem com certeza, será muito maior do que nas aulas tradicionais e com tecnologias mais antigas, mas também são muito importantes na prática pedagógicab em sala de aula e também não são todas as escolas que possuem esses equipamentos modernos e as que não as tem, também são capazes de oferecer aulas interessantes, depende da criatividade do professor.
Sebastiana

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Ativ. 2.9 Pôster da Aula Realizada


Ativ. 2.7 Plano de Aula


PLANO DE AULA

Autor: Sebastiana Vieira da Silva Santos e Maria do Socorro Rezende Silva
Escola Municipal Maria Francisca Salgado
Nível de Ensino: 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental
Componente Curricular: Matemática
Tema: Dinheiro e Matemática
Data: 15-05-2012
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver a capacidade de resolver problemas envolvendo o dinheiro.
  • Desenvolver o raciocínio diante de certos obstáculos do aprendizado e da vida cotidiana.
Duração das atividades
1 hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
            Depois de fazer uma sondagem com nossos alunos percebemos que os mesmos tinham certa dificuldade com relação ao dinheiro, principalmente em se falando de troco, lucro e prejuízo, por isso resolvemos trabalhar essas atividades com o objetivo de ajudá-los a sanar essas dificuldades
Estratégias e recursos da aula
Brinquedos pedagógicos, livros, cadernos, canetas, lápis, chips, tesoura, giz branco e colorido, dinheirinho, cartazes, etc.
Atividades
Os alunos compraram e venderam os produtos, trabalhamos idéia de lucro e prejuízo, fizeram troco, analisaram o que era caro, barato, etc.
Recursos Complementares
Mesas, cadeiras, bancos, área de serviço da escola, barraquinhas.
Avaliação
            Depois que fizemos todo o trabalho de montar barracas, analisar os produtos, fazer o trabalho de compra e venda, retornamos para sala de aula e trabalhamos probleminhas, envolvendo dinheiro, troco, lucro e prejuízo. Foi muito interessante os alunos interagiram bastante, aprenderam muito e foi muito divertido.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Ativ. 1.6 Webquest: Informática e Projetos de Aprendizagem


Informática e Projetos de Aprendizagem
Ana,
Na escola em que trabalho percebemos que os alunos tinham uma dificuldade muito grande com a leitura. Depois de avaliarmos a situação, decidimos tentar resolver através de projeto e montamos um projeto de leitura em que a cada semana convidaríamos uma das mães de aluno para fazer um momento de leitura com eles. Isso motivou os alunos a lerem mais, pois a mãe do colega iria perceber que a leitura dele não estava boa e que precisava melhorar.
Usamos livros com textos de diversos gêneros, gibis, jornais, revistas e tudo o que despertasse o interesse dos alunos. O projeto deu certo, depois de algum tempo, a leitura de todos melhorou, os que já liam bem melhorou mais ainda e os que liam com dificuldade desenvolveram a leitura.
Sebastiana Vieira da Silva Santos

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Ativ. 1.5 Mapa Conceitual




Ativ. 1.4 Slide: Minha Escola




Montei este slide para o curso: Proinfo 100 horas, mas declaro que as imagens/desenhos não são de minha autoria, pois retirei da internet.

Ativ. 1.3 As Tecnologias na Aprendizagem ao Longo da Vida



         A aprendizagem como construção de conhecimento acontece ao longo da vida. O ser humano, desde os primeiros dias de sua existência já está dotado de pré-disposição da aprendizagem. O bebê quando nasce já é desafiado a aprender a mamar, daí a pouco começa a sentar, engatinhar, dar os primeiros passos, falar e tantas outras atividades.
         Quando chega à fase escolar vem à necessidade de aprender os conteúdos que a escola oferece. Vem a adolescência em que a pessoa se vê diante de assuntos diferentes e que é desafiado a aprender.
         A fase adulta, a terceira idade e cada uma com mais informações a serem absorvidas. A vida enfim é a melhor escola, pois podemos aprender com ela e também com os nossos erros.
         A tecnologia é parceira da aprendizagem, pois os auxilia para que possamos usá-la a nosso favor para acumular e diversificar conhecimentos e também tornar as atividades mais prazerosas.
         Não devemos pensar que a tecnologia, principalmente a eletrônica vai resolver todos os problemas da aprendizagem, mas que, vai proporcionar atividades diversas ao longo da vida e que a tecnologia eletrônica ainda é privilégio de poucos.
Sebastiana e Socorro

Ativ. 1 Quem sou como professor e aprendiz?


            Sou uma professora e aprendiz que está sempre em busca e novos conhecimentos, fazendo cursos e mais cursos de aperfeiçoamento e participando de oficinas seminários e fóruns de assuntos e temas mais diversos para que possa ampliar a aprendizagem e colocá-lo em pratica na sala de aula. O aluno quando vem para a escola traz uma bagagem de conhecimentos e estes conhecimentos devem ser valorizados e ampliados para que este aluno tenha sucesso.
            Ouvir o que o aluno tem a nos dizer é fundamental para que se sinta valorizado e também para que possamos aprender com eles, pois os mesmos têm muito a nos ensinar. Gosto de trabalhar com temas que desperta o interesse pelo mostrado de forma que instiga bastante, preparando para a vida, destacando valores culturais para que possam interagir bem na sociedade expressando suas formas de pensar e agir respeitando e valorizando o jeito de ser, de agir de cada um.
            Procuro desenvolver uma prática interativa com meus alunos valorizando o que eles têm de bom a oferecer, ouvido e respeitando suas idéias e também aprendendo com eles. Valorizo e respeito à opinião dos colegas, dividido as minhas boas praticas e experiências e aprendo junto com eles. Procuro fazer mudanças na pratica pedagógica para que os alunos aprendam de forma prazerosa porque desta forma fica mais fácil aprendizagem.
            Além de usar os recursos tradicionais conhecidos como biblioteca, jornais, revistas ou mesmo o livro didáticos, gostaria de usar meios eletrônicos para fazer a troca de informação, a biblioteca virtual para as pesquisas, que são mais prazerosas, por possibilitar o fácil encontro de temas a serem pesquisados, porém nem todas as escolas tem esses equipamentos disponíveis, como a internet ou profissionais capacitados para usá-lo essa tecnologia, mesmo usando-as raramente em minhas aulas, sinto muito confortável quando há interação entre mim e meus alunos e me sinto realizado com meu trabalho buscando novas formas de transmitir conhecimentos para melhorar cada vez mais a minha pratica pedagógica. Porque acredito que cabe a nós professores, aproveitar essas tecnologias disponíveis em benefício da educação, fazendo com que os estudantes saiam da escola preparada para a vida, para enfrentarem a competitividade do mercado de trabalho, conscientes da realidade que os espera.

                                                     Sebastiana Vieira da Silva Santos