quinta-feira, 21 de junho de 2012

Ativ. 2.7 Plano de Aula


PLANO DE AULA

Autor: Sebastiana Vieira da Silva Santos e Maria do Socorro Rezende Silva
Escola Municipal Maria Francisca Salgado
Nível de Ensino: 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental
Componente Curricular: Matemática
Tema: Dinheiro e Matemática
Data: 15-05-2012
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver a capacidade de resolver problemas envolvendo o dinheiro.
  • Desenvolver o raciocínio diante de certos obstáculos do aprendizado e da vida cotidiana.
Duração das atividades
1 hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
            Depois de fazer uma sondagem com nossos alunos percebemos que os mesmos tinham certa dificuldade com relação ao dinheiro, principalmente em se falando de troco, lucro e prejuízo, por isso resolvemos trabalhar essas atividades com o objetivo de ajudá-los a sanar essas dificuldades
Estratégias e recursos da aula
Brinquedos pedagógicos, livros, cadernos, canetas, lápis, chips, tesoura, giz branco e colorido, dinheirinho, cartazes, etc.
Atividades
Os alunos compraram e venderam os produtos, trabalhamos idéia de lucro e prejuízo, fizeram troco, analisaram o que era caro, barato, etc.
Recursos Complementares
Mesas, cadeiras, bancos, área de serviço da escola, barraquinhas.
Avaliação
            Depois que fizemos todo o trabalho de montar barracas, analisar os produtos, fazer o trabalho de compra e venda, retornamos para sala de aula e trabalhamos probleminhas, envolvendo dinheiro, troco, lucro e prejuízo. Foi muito interessante os alunos interagiram bastante, aprenderam muito e foi muito divertido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário