PLANO DE AULA
Autor: Sebastiana Vieira da Silva Santos e Maria do
Socorro Rezende Silva
Escola Municipal Maria Francisca Salgado
Nível de Ensino: 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental
Componente Curricular: Matemática
Tema: Dinheiro e Matemática
Data: 15-05-2012
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com
esta aula
- Desenvolver a capacidade de resolver problemas envolvendo o dinheiro.
- Desenvolver o raciocínio diante de certos obstáculos do aprendizado e da vida cotidiana.
Duração das atividades
1 hora.
Conhecimentos prévios trabalhados
pelo professor com o aluno
Depois de fazer uma sondagem com nossos alunos percebemos
que os mesmos tinham certa dificuldade com relação ao dinheiro, principalmente
em se falando de troco, lucro e prejuízo, por isso resolvemos trabalhar essas
atividades com o objetivo de ajudá-los a sanar essas dificuldades
Estratégias e recursos da aula
Brinquedos pedagógicos,
livros, cadernos, canetas, lápis, chips, tesoura, giz branco e colorido,
dinheirinho, cartazes, etc.
Atividades
Os alunos compraram e
venderam os produtos, trabalhamos idéia de lucro e prejuízo, fizeram troco,
analisaram o que era caro, barato, etc.
Recursos Complementares
Mesas, cadeiras, bancos,
área de serviço da escola, barraquinhas.
Avaliação
Depois que fizemos todo o trabalho de montar barracas,
analisar os produtos, fazer o trabalho de compra e venda, retornamos para sala
de aula e trabalhamos probleminhas, envolvendo dinheiro, troco, lucro e
prejuízo. Foi muito interessante os alunos interagiram bastante, aprenderam
muito e foi muito divertido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário